sábado, 2 de maio de 2015

Canadá com sotaque francês

E ai galera, tudo bem?

Hoje vamos falar um pouco da porção francesa do Canadá. Não estranhe se você tiver de fazer a clássica pergunta: "Do you speak english?" em pleno Canadá. Nas metrópoles como Quebec e Montreal, e nas cidadezinhas, a província de Quebec mantém a herança dos colonizadores franceses: o charme em todos os cantos e a deliciosa gastronomia.


Quebec ocupa uma enorme porção de terra outrora chamada de Nova França, descoberta no século 16 pelo francês Jacques Cartier. Mesmo com a dominação inglesa em 1750, os costumes franceses prevaleceram e levaram até a plebiscitos, em 1980 e 1995, para definir se Quebec seria um Estado independente. A maioria votou contra a separação, mas essa porção do Canadá não abriu mão da herança francesa, tanto nas metrópoles, a exemplo de Quebec e Montreal, como nas cidadezinhas agarradas ao passado.

Quebec: Simbolo do Capricho dos Franceses


Á margens do Rio São Lourenço, Quebec, capital da província homônima, é tão perfeitinha que nem parece de verdade. Parece uma cidade cinematográfica feita com muito capricho, tudo lhe da a impressão de que você está na França do Século 17. As charretes puxadas por cavalos de porte e pelo brilhante passeiam dia e noite entre as vielas de pedra ladeadas por construções antigas muito bem preservadas, hoje ocupadas por um animado comércio, e por atrações históricas como a muralha da fortaleza Citadelle, erguida em 1750.


Montreal: Cosmopolita e alto-astral 


Atmosfera essencialmente à la française fica para trás quando se chega a Montreal, a 265 km de Quebec e segunda maior cidade do Canadá, com perto de 2 milhões de habitantes (está atrás só de Toronto). Está aí uma metrópole cosmopolita, vibrante e que emana qualidade de vida, como comprovam as casas de tijolinhos sem portões, as ruas limpas e o vaivém de bicicletas, que rodam pelos 350 km de ciclovia. Sem contar a educação dos moradores, sempre prontos a ajudar, seja em francês ou em inglês. É que Montreal é única cidade formalmente bilíngue do país e, por isso, um lugar mais amigável para quem não manja nada de francês, mas ao menos arranha o idioma de Shakespeare.


Quando ir: O frio é intenso na província de Quebec. Fuja do inverno rigoroso, de dezembro a março, quando o termômetro facilmente marca -10ºC, os dias são curtos e é difícil ficar ao ar livre. A neve pode perdurar nas ruas até abril. Prefira os meses mais quentes, de junho a setembro, quando o sol se põe a partir das 20h e as ruas ficam agitadas. Ainda assim, a temperatura média gira em torno dos 20ºC.


É isso ai galera, bora visitar Quebec e Montreal? (rs)

Fique ligado e até o próximo post. Falow galera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário