terça-feira, 21 de abril de 2015

Os arrojos de Abu Dhabi

Fala galera, tudo bem com vocês?

Continuando a falar da Ásia, vamos conhecer  a incrível história da tribo de beduínos do deserto que, com o poder do petróleo, virou uma das cidades mais modernas do mundo. E não é miragem (rs).



Um calor de 45ºC nos dá as boa-vindas a Abu Dhabi, basta colocar o pé fora do avião para sentir um tremendo bafo quente, parece uma verdadeira sauna. Abu Dhabi é a capital dos Emirados Árabes, um país pequeno composto de sete cidades-Estado fincadas ás margens do Golfo Pérsico, a 15 horas de São Paulo em voo direto. O calor por lá é tanto, tanto (rs) que, nos meses mais quentes, a vida só parece ser tolerada em redomas, quer dizer, no ar-condicionado.

É surpreendente ver como uma cidade tão bonita e moderna brotou em pleno deserto escaldante. O milagre foi possível graças a grana que jorrou a partir da descoberta de petróleo na região, em 1958.



Se Dubai parece ser uma Las Vegas do Oriente Médio, Abu Dhabi pretende ser a Orlando da região. Para isso, construiu uma ilha artificial, a Yas Island, que abriga suas principais atrações turísticas. Lá estão o parque aquático Waterworld, o autódromo de Fórmula 1, o Parque da Ferrari, um campo de golfe e resorts com praias particulares.




Além dos parques e dos super-hotéis, o emirado investiu esforço (e dinheiro) para erguer sua obra-prima arquitetônica: a Grande Mesquita Sheik Zayed. A obra monumental e lindíssima, inaugurada em 2007, depois de 11 anos de construção, é a melhor amostra do que a cidade é capaz de produzir. De longe, minutos antes de chegar, já é possível avistar suas cúpulas brancas e minaretes.



Não deixe de fazer o safári no deserto para conhecer, em veículos 4x4, o mar de dunas de areia nos arredores de Abu Dhabi, cenário por excelência dos Emirado Árabes. O tour é feito à tarde e termina em um acampamento ao pôr do sol, onde se anda em camelo e há um jantar à base das típicas delícias árabes. 

Emergida das areias (e da grana do petróleo), Abu Dhabi é uma cidade espantosa. É quase inacreditável que uma tribo de beduínos tenha se transformado em uma das mais modernas cidades do planeta.



Falow galera até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário