sexta-feira, 6 de março de 2015

7 dicas de como viajar sem medo da alta do dólar

É galera, estamos vendo a alta do dólar que nos últimos dias bateu os R$3 e isso deixa nossas viagens um pouco mais caras. Mas não há motivo para desespero. Voopter, metabuscador multidatas de passagens aéreas, preparou uma lista com sete dicas para continuar viajando sem comprometer o orçamento.

1 - Compare as taxas das casas de câmbio
Não compre moeda estrangeira on-line. É impossível negociar com o sistema e os poucos centavos que conseguir reduzir vão valer os minutos no telefone. Antes de ligar para a casa de câmbio, vale consultar o Ranking do Banco Central, que mostra quais foram os bancos e casas de câmbio com as melhores taxas nos últimos meses. Isso pode auxiliar na escolha.
Nunca feche na primeira ligação, por mais que o atendente insista que não “conseguirá segurar a taxa”, vale a pena tentar com pelo menos três locais diferentes até conseguir baixar, no mínimo, cinco centavos do valor inicial. Outra coisa é começar a negociar citando apenas metade do valor total que você quer e, no meio da negociação, perguntar quanto eles estão dispostos a ceder para que compre o dobro.
2 - Evite o cartão de crédito
Se o câmbio está ruim agora, é melhor não arriscar que estará melhor quando a sua fatura chegar. O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para compras no cartão é bem mais alto, se comparado com o "dinheiro vivo". Essa diferença é de 6,38% contra 0,38%. O que não quer dizer que você deva viajar com bolos de notas. 
Para isso, existem os cartões pré-pagos, que cobram o mesmo IOF do cartão de crédito, mas com taxa de câmbio pré-definida e com direito a negociação. Pergunte sobre eles na casa de câmbio ou banco. Vale a pena pagar no cartão apenas reservas em hotéis ou hospedagem alternativa, como o Airbnb, e passagens aéreas.  E claro, sempre leve o cartão de crédito desbloqueado para alguma urgência.

3 - Verifique se o cartão de crédito inclui seguro viagem


Dá para economizar uma grana de seguro-viagem e seguro-saúde se o cartão de crédito incluir esses benefícios. Normalmente, as pessoas não prestam atenção e acabam pagando por seguros sem precisar.
Além disso, alguns cartões também oferecem descontos em redes de hotéis, serviço de concierge e aluguel de carro. Vale a pena pesquisar esses diferencias para aproveitar ao máximo o cartão.  É possível saber mais a respeito, entrando no site da operadora do cartão ou ligando para a central de atendimento.
4 - Aproveite apps e sites de cupons de descontoA alta do dólar não deixará os brasileiros menos consumistas durante as viagens, mas pode limitar bastante as compras. Por isso, vale a pena listar as lojas que pretende visitar e procurar em sites de cupons de descontos, como adealcatcher.com nos EUA, para ver se é possível deixar a conta mais barata.  Dá para conseguir de 10% até 30% de desconto. Há também aplicativos que ajudam a encontrar os cupons, como o SnipSnap.
5 – Utilize comparadores de preçosFelizmente, não é preciso entrar em vários sites para saber qual companhia aérea ou agência de viagem está vendendo a passagem mais barata, os metabuscadores, como o Voopter, fazem isso para você em segundos e de forma gratuita. O mesmo vale para hotéis.

6 - Escolha formas alternativas de hospedagem
A primeira coisa que você precisa saber é que alternativo não significa desconfortável ou ruim. O Airbnb, por exemplo, permite alugar quartos ou casas inteiras por preços que são, em média, 30% mais baratos do que hotéis. Já no Worldpackers é possível trocar trabalho (em limpeza, bar, cozinha), por estadia em hostels pelo mundo. Nessa mesma linha, a rede WWOOF oferece hospedagem e alimentação em fazendas, em troca de meio período de trabalho (quatro horas) durante a semana. Quem quiser só descansar pode procurar o Couchsurfing, onde pessoas oferecem seu sofá ou quartinho de visitas de graça para os viajantes da rede. É seguro? Sim, desde que você escolha bem quem vai recebê-lo e confira as referências da pessoa.
7 - Confira dicas de outros viajantes
Há vários blogs e comunidades legais de viajantes na internet, cheios de dicas práticas de como gastar menos e aproveitar melhor a sua viagem. Vale a pena acompanhar.
Fonte: Catraca Livre - Viagem livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário