segunda-feira, 23 de março de 2015

Imigração para o Canadá: uma ótima notícia!

A Imigração Canadense divulgou no dia 20 de março de 2015 que convidou mais 1620 pessoas para imigrar para o Canadá.
express-entry-canada-00113
A ótima notícia ficou por conta principalmente da nota de corte (mais baixa) exigida dos candidatos nessa última chamada: 481 pontos. Isso significa que a Imigração chamou pela primeira vez também candidatos sem oferta de emprego de empresa canadense (ou sem nomeação provincial). 
Para quem está chegando agora nesse assunto: O Canadá inaugurou em janeiro de 2015 seu novo sistema de imigração Federal, o Express Entry. Os candidatos (as) a imigrantes devem agora entrar para uma base de dados online, onde ficam ranqueados numa escala de 0 a 1200 pontos. Para ser convidado (a) a imigrar, o (a) candidato (a) precisa atender aos requerimentos mínimos e ter um perfil com pontuação igual ou acima da nota de corte do momento.
A seleção de candidatos é feita através de anúncios oficiais (como o de 20 de março, descrito acima). A Imigração Canadense anunciou que pretende fazer 25 chamadas em 2015. Como já foram feitas até o momento 5 chamadas, presume-se que ainda teremos mais 20 convocações para novos imigrantes nesse ano. Vale observar que a nota de corte varia para cada chamada e, portanto, não há previsões sobre quais serão as próximas pontuações mínimas exigidas dos candidatos do Express Entry.
Importante lembrar que candidatos (as) com oferta de emprego possuem sempre preferência nas chamadas da Imigração.Portanto, toda vez que a Imigração faz uma chamada (ou, ‘convite para imigrar’) são convocados primeiro os (as) candidatos (as) com oferta de emprego ou convite provincial. Caso ainda haja vagas disponíveis, a Imigração chama em seguida os candidatos sem oferta de emprego ou convite provincial. Dentro dessa possível ‘segunda leva’ ganham, em tese, preferência os candidatos que já trabalharam no Canadá.
Os candidatos no ranking do Express Entry estão virtualmente divididos em 3 níveis:
  • Nível 1 – Candidato que já possui oferta de emprego ou nomeação provincial. Esse perfil de candidato possui pontuação acima dos 600 pontos.
  • Nível 2 – Candidato ainda sem oferta de emprego ou nomeação provincial MAS que já possui experiência prévia de trabalho no Canadá. Esse perfil de candidato pode somar até 600 pontos.
  • Nível 3 – Candidato ainda sem oferta de emprego ou nomeação provincial e sem experiência de trabalho Canadá. Esse perfil de candidato pode somar até 520 pontos*.
*se o candidato (a) não possui experiência prévia de trabalho no Canadá ele somente consegue somar até 520 pontos pois perde os 80 pontos possíveis do quesito ‘Canadian work experience’.
Dica: ter uma oferta de emprego aumenta MUITO suas chances de ser convidado a imigrar. A forma mais concreta de se conseguir uma oferta de emprego é estar no Canadá com autorização para trabalhar. Atualmente a forma mais prática de poder trabalhar em solo canadense é a de vir fazer faculdade no Canadá.
Fonte: Canadá para Brasileiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário