sexta-feira, 22 de maio de 2015

Chile: Quando o inverno chegar

Fala galera, tudo bem?

Seguindo o ultimo post que fiz sobre o Chile, vamos falar hoje do inverno e das estacões de esqui neste país maravilhoso. As festas juninas começam a pipocar no Brasil e o frio no Chile indica que a temporada de neve está prestes a começar. É quando muitos brasileiros munem-se de protetor labial e partem em direção à Santiago, que os recebe com a cordilheira salpicada de branco.



Na capital chilena, as opções mais comuns para brincar ou praticar esportes na neve são passeios de dia inteiro até as estações, com pernoite na cidade ou hospedagem na montanha. Quatro estações estão próximas o bastante para um bate e volta sem perrengue: Valle Nevado, El Colorado, Farellones, e La Parva. Mais ao sul de Santiago, a algumas horas de carro, ou de um curto voo, é possivel acessar os outros points de esqui: Portillo, a familiar Chillán e a mais nova, Corralco.

Valle Nevado e arredores



A maior estação de esqui da América do Sul é também o xodó dos brasileiros. Desde Santiago, são 46 quilômetros para alcançar os 3.025 metros de altitude da base, passando pelo acesso as vizinhas El Colorado/ Farellones e La Parva durante a subida. A área de esqui das quatro soma 120km de pistas, e suas escolas têm um leque de aulas abrangente, divididas por modalidades, tempo ou o tamanho do grupo.

Portillo



Por estar localizado quase na fronteira com  a Argentina, Portillo não pode ser considerada uma opção muito próxima. Por isso, é comum rodar os 163 quilômetros de carro ou transfer a partir de Santiago, num trajeto que leva cerca de duas horas. Para alcançar a estação, use a Ruta 60, ou Rota Caracol, que se contorce em 29 curvas montanha acima. Atente para a impressionante mudança no cenário: do deserto á neve, passando por verdes bosques.

Corralco



Corralco  é a mais nova estação chilena. Fica nas encostas do vulcão Lonquimay (pois é, uau!), a 700 quilômetros ao Sul de Santiago e a 90 minutos da cidade de Temuco. Em 2014, a estação inaugurou o teleférico Cumbre, que leva a três novas pistas, saindo de 1,9 mil metros para alcançar o pico de 2,4 mil. Com a estreia, hoje são 28 pistas acessíveis por sete meios de elevação.

Nevados de Chillán



A tradicional e familiar Chillán fica a 450 quilômetros de Santiago, sendo facilmente acessada desde Concepción, que tem voos diretos da capital. A região vulcânica em que está instalada empresta um ar sofisticado à estação, e um aroma inebriante vindo dos bosques que a circunda. Apesar do centro de ski ser pequeno, o Nevados de Chillán abriga a pista mais longa da América do Sul, a Las Três Marias, de 13 quilômetros. Fora ela, mais 33 pistas contam com 13 meios de elevação e 40 professores aptos a ensinar, a partir do zero, a arte de desfilar pela neve branquinha.

É isso galera, gostaram? No próximo post vamos falar um pouco sobre os vinhos nacionais do Chile.

Falow galera, até o próximo post :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário