quarta-feira, 6 de maio de 2015

Por quê o Canadá precisa de Imigrantes?

Fala galera, tudo bem? Se você está chegando no blog agora, já precisam saber, sou apaixonado pelo Canadá e meu sonho é ir morar lá (rs). Resolvi compartilhar então com vocês, respondendo está pergunta aqui embaixo (rs)
immigrants
O Canadá é um país com uma beleza natural inigualável, alto padrão de vida, grandes cidades e inúmeras atividades de lazer e cultura. O país possui milhares de quilômetros de montanhas, lagos e rios. Um grande país – o segundo maior do mundo – tanto em tamanho quanto em espírito. Mesmo com todas estas vantagens, somadas a uma economia estável e em crescimento, o Canadá sofre com a escassez de mão de obra qualificada. Por este motivo, o país estende o “tapete de boas-vindas” aos imigrantes de todas as partes do mundo.
O Canadá possui uma grande quantidade de recursos naturais mas conta com uma população escaça – somente 3.3 pessoas por km/2, enquanto que países como os EUA, Reino Unido e Japão possuem respectivamente os índices de 29.1, 242 e 335.5. Para demonstrar o quanto espaço sobra no país, a margem de densidade demográfica em países do mundo vai de no máximo 17.684 pessoas por km/2 em Macau (China) até o mínimo de 2 pessoas por km/2 na Namíbia.
Entre 1956 e 1976, 63.6% dos imigrantes entrando no Canadá vieram do Reino Unido e Europa enquanto somente 11.9% vieram da Ásia. Entretanto, em 2004 o fluxo foi revertido, apenas 17.8% vindos do Reino Unido e Europa enquanto 48.6% vindos do sul, leste e sudeste asiático.

Por quê (mais) Imigrantes?

Existem dois principais motivos pelo qual o Canadá precisa de um fluxo contínuo de imigrantes entrando no país:
O país conta com um baixo índice de natalidade (1.6 filhos por mulher. Bem abaixo do índice de 3 filhos por mulher registrado entre 1940-1960). O índice atual é abaixo do necessário para manter a população (2.1 filhos por mulher) e há 30 anos este se encontra nesta situação.
O segundo motivo é a idade avançada da força de trabalho e uma séria baixa no número de trabalhadores em vários campos, principalmente no ramo da construção. A baixa também atinge profissões como engenheiros, médicos e enfermeiros.
Paul Darby, Diretor do Conference Board of Canada, estima uma queda de 3 milhões no número de trabalhadores qualificados no país até 2020. De acordo com a pesquisa realizada pelo Canada’s Federation of Independent Business, 1 em cada 20 empregos não será preenchido por falta de profissionais qualificados.
Isto representa, segundo a pesquisa, cerca de 300.000 vagas de empregos não preenchidas em pequenas e médias empresas. O pior caso, no ramo da construção, os empregados reportaram que 7.7% das vagas de emprego não serão preenchidas. Nas províncias de Manitoba, Ontario e Alberta, serviços empresariais e setores da agricultura também estão sofrendo.
De acordo com Cheri Tredree, Gerente de Recrutamento Nacional da Manpower Canada, devido ao rápido crescimento das indústrias (como construção, óleo & gás e serviços) os tipos de trabalhadores mais requisitados neste momento se encontram no comércio especializado. “Este é o caso em todo o território canadense, trabalhadores no comércio especializado incluem uma grande variedade de profissões desde soldadores e carpinteiros até cabeleireiros e chefs de cozinha.” ela acrescentou.

Os “Baby-Boomers” do Canadá

Os cidadãos canadenses idosos constituem o grupo populacional de mais rápido crescimento no país. A proporção de idosos em comparação ao total da população era de 1 em cada 20 canadenses em 1921. Em 2001, essa proporção passou a ser de 1 em cada 8 – neste ano foi estimado que 3.92 milhões de canadenses tinham 65 anos de idade ou mais, dois terços a mais que os dados levantados em 1981.
Conforme os “Baby-Boomers” (nascidos entre 1946 e 1965) envelhecem, estima-se que a população idosa canadense alcance 6.7 milhões em 2021 e até 9.2 milhões em 2041 (aproximadamente 1 em cada 4 canadenses). De fato, o crescimento da população idosa no país representará aproximadamente metade do crescimento total da população canadense nas próximas quatro décadas. Em 2001, mais de 430.000 habitantes tinham 85 anos ou mais – mais que o dobro registrado em 1981, e 20 vezes mais que o registrado em 1921.

Como faço para virar um imigrante?

O primeiro passo para imigrar para o Canadá é saber quais as suas reais chances de ser aceito em um dos diversos programas de imigração que o país oferece. Este é o estágio crucial e irá definir que rumo você irá tomar. Nessa etapa que entra a importancia de consultar um profissional.
Um consultor de imigração poderá avaliar se você tem alguma chance de imigrar para o Canadá antes mesmo de começar qualquer processo de imigração canadense. Durante a consultoria ele irá avaliar cuidadosamente as suas qualificações e comunicará se você se qualifica em alguma das categorias de imigração, seja federal ou provincial.
Se você não se qualifica para imigrar, não se preocupe. Existem diversas formas de se atualizar para que você se enquadre em um dos programas de imigração disponíveis. Seja um curso de inglês ou um curso técnico, um consultor apresentará as diversas opções disponíveis para que você se enquadre em um dos programas de imigração canadense. Caso você não se qualifique para ter uma candidatura bem-sucedida, é dever do consultor regulamentado, ser honesto e passar as melhores opções para que você comece a trabalhar em seu perfil com a intensão de possivelmente se qualificar no futuro.
Cada vez mais brasileiros estão interessando-se e procurando qualificar-se para os processos de imigração canadense. Segundo um artigo da revista Veja, o número de vistos de residência concedidos por ano a brasileiros cresceu 13,5% entre 2011 e 2013. A prova de que cada vez mais brasileiros estão buscando pela alternativa da imigração para o Canadá está no fato de que recentemente a One Immigration participou do Immigration Tour no Brasil, realizando palestras gratuitas e consultorias individuais, que contaram com a presença de milhares de pessoas.
Por quê o Canadá precisa de Imigrantes?
Informações tiradas do: One Immigration

Nenhum comentário:

Postar um comentário